Inicio das enchentes em Ponte Nova em 2020
Cuidar do Meio Ambiente, significa tanto PRESERVAR (evitar qualquer interferência humana) como CONSERVAR (ter uma atitude responsável ao usar o ambiente de forma que o mesmo mantenha a capacidade de se regenerar sem perder a sua diversidade de espécies).
CONSCIÊNCIA AMBIENTAL é utilizar os recursos naturais para satisfazer as nossas necessidades e das gerações futuras. Ou seja, vale aquele velho jargão popular: SABER USAR PARA NUNCA FALTAR! E isso não exige um grande esforço, somente mais atenção com o que está ao nosso redor, no nosso ambiente. Basta fazermos uma pequena reflexão de como agimos.
A idéia do consumo consciente é equilibrar a satisfação pessoal com a sustentabilidade do planeta, ou seja, não comprar mais do que precisa. Você já se perguntou se é um consumidor consciente?
Alguém que equilibra a satisfação pessoal com a sustentabilidade do planeta, ou seja, não compra mais do que precisa? A tarefa é simples e exige algumas mudanças que começam na consciência.
Não é necessário se preocupar com o futuro da Terra, afinal, os dinossauros já passaram por aqui, várias espécies foram extintas e novas formas de vida surgiram e surgirão no futuro.
A preocupação deve estar focada no futuro da humanidade e com a herança que pretendemos deixar aos nossos filhos e netos. Consumir menos produtos e optar por aqueles que produzam menos resíduos e tenham maior durabilidade. Diminuir a quantidade de lixo residual que produzimos é essencial.
Assim, quando for comprar alguma coisa, pense em como reduzir a quantidade de lixo que será gerado com aquilo e evite excessos. Evite acender lâmpadas durante o dia. Desligue a TV quando ninguém estiver assistindo. Tente limitar seus banhos em aproximadamente 5 minutos. Feche a torneira enquanto se ensaboa. Reduza o uso de sacolas plásticas. Ela é cômoda, mas demora muito para se decompor no meio ambiente. Ande menos de carro. Use transporte coletivo. Se você deixar o carro em casa 2 vezes por semana, deixará de emitir mais de 500 quilos de poluentes por ano. Visualize a configuração antes de imprimir para evitar o desperdício de papel, tinta e energia.
Reaproveitando: tampinhas de garrafas para fechar saquinhos de mantimentos. Utilizar água de forma consciente: Lavar vasilha, tomar banho, lavar o carro, escovar os dentes. É um conjunto de hábitos de limpeza e asseio com que cuidamos do nosso corpo, por ser um fator de importância no nosso dia a dia, acaba por influenciar no relacionamento inter social. er higiene é muito mais que um atributo, é um meio de se manter saudável, é necessário para o convívio com outras pessoas inclusive no ambiente de trabalho onde você está todo o dia com as mesmas pessoas, muitas vezes passamos maior parte do tempo junto a eles do que com a família, então para isto é preciso ter muito mais que higiene, é preciso respeito com quem se relaciona.
Exemplos de Higiene Pessoal adequados: Não havendo boas práticas de higiene pessoal poderão ocorrer algumas doenças como : Dermatoses: infecções inflamatórias diretamente provocadas por bactérias nas diversas camadas da pele, além de certas verminoses e micoses. Foliculites: São piodermites representadas por folículos pilosos inflamados que produzem forte coceira na barba ou em qualquer área pilosa da pele (bordas do couro cabeludo na nuca, zona cabeluda do púbis), dentre outras.