Chuvas causam estragos nas pequenas cidades
Pessoal que gerencia, desempenha e verifica atividades que têm efeito sobre os riscos de SST das atividades, instalações e processos da organização, devem ser definidas, documentadas e comunicadas, a fim de facilitar a gestão da Segurança e Saúde no Trabalho.
A responsabilidade formal pela SST é da alta administração. A organização deve nomear um membro da alta administração (por ex.: numa grande organização, um membro da diretoria ou do comitê executivo), com responsabilidade específica para assegurar que o Sistema de Gestão da SST está adequadamente implementado e atende aos requisitos em todos os locais e esferas de operação dentro da organização.
A administração deve fornecer os recursos essenciais para a implementação, controle e melhoria do Sistema de Gestão da SST.
NOTA - Recursos incluem: recursos humanos, qualificações específicas, tecnologia e recursos financeiros.
O representante nomeado pela administração da organização deve ter funções, responsabilidades e autoridades definidas para:
a) assegurar que os requisitos do Sistema de Gestão da SST sejam estabelecidos, implementados e mantidos de acordo com esta especificação OHSAS;
b) assegurar que os relatórios sobre o desempenho do Sistema de Gestão da SST são apresentados à alta administração para análise crítica, e sirvam de base para a melhoria do referido Sistema.
Todos aqueles com responsabilidade administrativa devem demonstrar seu comprometimento com a melhoria contínua do desempenho da SST.
4.4.2 Treinamento, conscientização e competência
O pessoal deve ser competente para desempenhar as tarefas que possam ter impacto sobre a SST, no local de trabalho. A competência deve ser definida em termos de educação apropriada, treinamento e/ou experiência.
A organização deve estabelecer e manter procedimentos para assegurar que seus funcionários, trabalhando em cada nível e função pertinentes, estejam conscientes:
da importância da conformidade com a política e procedimentos de SST, e com os requisitos do Sistema de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho; - das conseqüências de SST, reais ou potenciais, de suas atividades de trabalho, e dos beneficies para sua segurança e saúde resultantes da melhoria do seu desempenho pessoal de suas funções e responsabilidades em atingir a conformidade com a política e procedimentos de SST, e com os requisitos do Sistema de Gestão da SSTinclusive os requisitos de preparação e atendimento a emergências das potenciais conseqüências da Inobservância dos procedimentos operacionais especificados.
Os procedimentos de treinamento devem levar em conta os diferentes níveis de: responsabilidade, habilidade e instrução; e risco.
Consulta e comunicação
A organização deve ter procedimentos para assegurar que as informações pertinentes de SST são comunicadas para e a partir dos funcionários e de outras partes interessadas.
As providências para o envolvimento e consulta aos funcionários devem ser documentadas, e as partes interessadas informadas.
Os funcionários devem ser:
- envolvidos no desenvolvimento e análise crítica das políticas e procedimentos para a gestão de riscos;
- consultados quando existirem quaisquer mudanças que afetem sua segurança e saúde no local de trabalho; representados nos assuntos de segurança e saúde; e
- informados sobre quem é(são) seu(s) representante(s) nos assuntos de SST, e sobre o representante nomeado pela administração.
Documentação: A organização deve estabelecer e manter informações, em papel ou em meio eletrônico, para:
a) descrever os principais elementos do sistema de gestão e a interação entre eles; e
b) fornecer orientação sobre a documentação relacionada. Chuvas causam estragos nas pequenas cidades.