Os profissionais envolvidos nas atividades de intervenção em máquinas e equipamentos (estacionários ou não) e sistemas operacionais, incluindo atividades de montagem e desmontagem de pneumáticos das rodas das máquinas e equipamentos não estacionários, deverão receber treinamento para capacitação contendo, no mínimo os seguintes itens: a) funcionamento das proteções: como e por que devem ser usadas; b) como e em que circunstâncias um dispositivo de segurança pode ser removido, e por quem, sendo na maioria dos casos, somente o pessoal de inspeção ou manutenção;
c) o que fazer, por exemplo, contatar o supervisor, se um dispositivo de segurança foi danificado ou se perdeu sua função, deixando de garantir uma segurança adequada; d) os princípios de segurança na utilização da máquina ou equipamento; e) segurança para riscos mecânicos, elétricos e outros relevantes; f) método de trabalho seguro; g) sistema de bloqueio de funcionamento da máquina e equipamento durante operações de inspeção, limpeza, lubrificação e manutenção. O conteúdo do treinamento acima referido pode abranger máquinas e equipamentos (estacionários ou não) e sistemas operacionais de determinada área (Ex: peneiramento, oficina de caminhões, usina, etc.)Aqueles que não fazem intervenções em máquinas e equipamentos (estacionários ou não), porém, atuam em áreas com a presença destes devem receber orientações sobre os riscos envolvidos e as medidas de controle aplicáveis. Tais orientações podem ser repassadas através de treinamento específico de área ou de determinado procedimento local, assim como através de treinamento básico para a função, diálogo de segurança, dentre outros.
Ex. supervisor, engenheiro, gerente, técnico, etc. O registro do treinamento de capacitação e do repasse das orientações acima referidos, assim como a destinação deste, deve ser definido pela própria unidade operacional. Dispositivo de intertravamento: Chave de segurança mecânica, eletromecânica, magnética ou ótica projetada para este fim e sensor indutivo de segurança, que atuam enviando um sinal para a fonte de alimentação do perigo e interrompendo o movimento de perigo toda a vez que o dispositivo de segurança for retirado ou aberto. Dispositivo de segurança: Componentes que, por si só ou interligados ou associados a proteções, reduzam os riscos de acidentes e de outros agravos à saúde em função do contato com partes móveis, projeção ou queda de materiais ou partes, ou componentes de máquinas, equipamentos e sistemas operacionais. Equipamentos: Conjunto de instrumentos ou instalações necessários para realização de um trabalho ou processo. Intertravamento: Ação destinada a manter, por meios mecânicos, um dispositivo de manobra fixo numa determinada posição. Lista de verificação: Relação de itens que devem ser verificados na inspeção de pré-operação.
Máquinas: Aparelho próprio para transmitir movimento ou para utilizar e pôr em ação uma fonte de energia. Operador / mantenedor: Pessoa encarregada de instalar, funcionar, operar, regular, limpar, reparar uma máquina, equipamento ou sistema. Partes móveis: Componentes de uma máquina, equipamento ou sistema que se movimenta através de comando: elétrico, mecânico, eletromecânico, ou quando acionado por fluídos. Pessoa exposta: Qualquer pessoa que se encontre totalmente ou em parte numa zona perigosa; Proteção: Elemento especificamente utilizado para prover segurança por meio de barreira física, tais como dispositivos mecânicos e eletroeletrônicos que impedem o acesso de pessoas nas zonas de perigo. Proteção fixa: Proteção que deve ser mantida em sua posição de maneira permanente ou por meio de elementos de fixação que só permitam sua remoção ou abertura com o uso de ferramentas. Proteção móvel:
Proteção que pode ser aberta sem o uso de ferramentas, geralmente ligada por elementos mecânicos à estrutura da máquina ou a um elemento fixo próximo, e deve se associar ao dispositivo de intertravamento. Sistema operacional: é um conjunto de equipamentos, componentes e materiais, organizados e interdependentes que possuem uma função específica comum. Ex.: chute de descarga e alimentador de britagem. Zona de perigo: Qualquer zona dentro e/ou em torno de uma máquina na qual a presença de uma pessoa exposta é submetida a um risco para a sua segurança ou saúde. Da execução Considerar em procedimentos locais as medidas de proteção necessárias para que as intervenções sejam realizadas de forma segura em relação a acionamentos e comandos de partida e parada, mangueiras, tubulações e demais componentes pressurizados, sistemas pneumáticos e hidráulicos, manutenção em máquinas e equipamentos não estacionários - incluindo a montagem e desmontagem de pneumáticos das rodas, ambos de acordo com as diretrizes da NR-12.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Curta e compatilhe!