A atividade de movimentação destas cargas com escavadeira de esteira compreende-se em posicionar e pré montar, limitando-se ao raio de alcance e capacidade da escavadeira, desde que esse equipamento permita operações de içamento, previsto e definido em tabela específica no manual de operação. Sempre que surgir uma situação cujos riscos não estejam previstos nesta Instrução Técnica, o executante deve comunicá-la ao supervisor da atividade e solicitar que ele providencie um procedimento seguro para a execução das tarefas.
A atividade de movimentação de tubos com escavadeira hidráulica só poderá ser realizada depois de esgotadas todas as possibilidades de movimentação de forma segura com equipamentos apropriados como caminhão munck, guindastes entre outros destinados a esse fim.
Rebaixamento de tubos |
Antes do início de qualquer atividade utilizando escavadeira para movimentação de tubos, manilhas ou similares, deverá ser elaborada uma avaliação criteriosa e APR específica para atividade abordando: a) Interferências, riscos e medidas de controle para a atividade; b) Análise da tabela de carga específica para içamento no manual do equipamento; c) Definição do método e recursos necessários para a movimentação das cargas; O transporte e deslocamento dos materiais até o local da atividade deverá ser feito por equipamento apropriado, como carretas ou caminhão munck. Deve ser evitado o deslocamento em vias ou estradas pela escavadeira com o tubo içado. Se identificadas quaisquer irregularidades, dúvidas ou situações operacionais não previstas neste procedimento, a atividade deverá ser paralisada estando a carga e equipamento estabilizados, e acionados os responsáveis pela atividade e a Segurança do Trabalho (empresa executante e Samarco) para avaliação e parecer conclusivo. Para realização desta atividade a equipe envolvida deverá ser treinada neste procedimento e instruída quanto aos riscos e medidas de controles adicionais, associados às atividades de içamento de cargas, de interação homem X máquina, de escavações e de controle de terreno.
Utilização de cintas no rebaixamento de tubos |
A escavadeira utilizada na atividade deverá constar em seu manual, orientações do fabricante com as configurações permitidas ao içamento, quadrantes de operação, distância e capacidades de levantamento para o peso a ser movimentado. A escavadeira deverá possuir obrigatoriamente, um sistema de proteção/segurança que bloqueie a operação em caso de sobrecarga. Em condições adversas climáticas (chuva e neblina) deverá haver uma avaliação criteriosa das condições de operação envolvendo o Operador, o Responsável pela atividade e a Segurança do Trabalho, para a continuidade da atividade e medidas adicionais se necessárias. O operador da escavadeira deverá estar devidamente habilitado para executar a atividade. O local da atividade deverá ser isolado e sinalizado levando em conta as interferências do local. Caso a atividade interfira em acesso de veículos/equipamentos ou pessoas, deverá ser indicado um acesso alternativo ou providenciado a sinalização através de pare e siga. O posicionamento da escavadeira para deslocamento com a carga deverá ser preferencialmente com a esteira paralela à cabine no quadrante frontal. Será permitido o posicionamento no quadrante lateral apenas para posicionamento final e giro do tubo. Deve ser aplicado um fator de segurança para cargas dinâmicas, considerando como limite máximo 85% de fator uso. Deste modo, a carga a ser movimentada não poderá ultrapassar a 85% do valor na tabela, para uma dada configuração de lança e raio.
Utilização de escavadeiras no relacionamento de tubos |
Para a atividade de movimentação de tubos, será necessário utilizar corda guia, para controle da carga e melhor posicionamento desde que o responsável mantenha distância segura do equipamento. Toda atividade deverá possuir um sinaleiro, devidamente identificado com colete, em distância segura, fora do raio de ação da lança, e visível ao operador. Deverá existir, de forma eficiente, comunicação entre o operador do equipamento e a equipe que esteja executando a atividade através de rádio de comunicação. Ao posicionar o cabo de aço junto a manilha no local específico para movimentação de tubos na lança da escavadeira, a mesma deverá estar com a concha no chão e a máquina desligada ou com os comandos na posição “neutro”, de forma a evitar movimentos acidentais durante a preparação dos equipamentos para movimentação. Após a instalação dos acessórios (cabos de aço e manilhas) na escavadeira, toda a equipe envolvida deverá afastar do equipamento para um local seguro, longe do raio de ação da lança/máquina. Somente o controlador com corda guia e o sinaleiro (em distância de segurança, em ponto visível ao operador e fora do raio de ação da lança/máquina) poderá acompanhar a operação de deslocamento e movimentação. O operador só iniciará o movimento com a escavadeira após certificar-se do cumprimento do item anterior. Pequenos deslocamentos serão permitidos com a escavadeira quando não houver a possibilidade de descarregamento no local da atividade com munck e/ou guindastes. Para isso deverá ser respeitada a tabela de carga do fabricante, além dos controles de segregação homem x máquina, avaliação do terreno, interferências no acesso, galerias, redes elétricas, entre outras. Todos os acessórios de içar deverão ser previamente inspecionados antes de iniciar as atividades.
Distância segura para rebaixamento de tubos |
Deverão ser apresentados laudos semestrais de ensaios não destrutivos (Ultrassom / Líquido penetrante) no ponto de fixação da escavadeira hidráulica (olhal ou gancho) do equipamento. A concha da escavadeira deverá ser provida de olhal, original de fábrica, em sua parte traseira conforme indicado no manual do fabricante. Não poderá ser utilizado em ganchos que não tenha fechamento total. O olhal deverá ser completo para fixar a manilha. Não será permitido o uso do dente das caçambas para ancorar a amarração/carga. Um acessório de lingada (manilha de aço forjado) deverá ser ancorado no olhal específico para içamento acoplado na haste da escavadeira, conforme definido pelo fabricante. Para a movimentação das cargas os acessórios de içar deverão ser dimensionados levando em conta o peso e a estabilidade da carga içada. Para os içamentos com a escavadeira deverão ser assegurados o peso real das cargas a serem movimentadas e respeitadas as capacidades de carga do equipamento na tabela do fabricante, relacionada às posições da lança, capacidade de elevação e autonomia. No momento da movimentação é terminantemente proibida a presença de pessoas no raio de ação do equipamento. Deverá ser garantida a todo o momento a segregação de pessoas x equipamentos durante toda a atividade. Não serão permitidas pessoas próximas ao equipamento em funcionamento, ainda que parado.
Tubo rebaixado na vala |
Deverá ser avaliada a estabilidade do terreno antes do posicionamento do equipamento para a movimentação. Não serão permitidas atividades de montagem de cargas suspensas pela escavadeira, onde houver interação direta Homem X carga suspensa. A carga deve estar apoiada e estabilizada em cavalete ou berço seguro. Atividades próximas a valas e escavações: Para liberação do serviço de movimentação de tubos, manilhas e similares em valas com escavadeira, deverá haver avaliação conjunta pelo técnico de segurança e responsável pela atividade do executante, verificando as condições para realização da atividade de forma segura. Em caso de atividades próximas a valas o equipamento (escavadeira) deverá manter distância de segurança da borda da área de descarga de tubos. O equipamento não poderá executar a atividade com suas esteiras posicionadas entre a escavação já realizada para evitar risco de fechamento da vala. Antes de iniciar a atividade próxima a valas deverá ser realizada uma avaliação criteriosa do terreno, assegurando sua estabilidade para os equipamentos e pessoas, onde ocorrerão as movimentações. Durante a movimentação da carga, não poderá em hipótese alguma ter pessoas dentro da vala. O acesso de pessoas à vala deve ocorrer após a carga posicionada, estabilizada e em condição que não o exponha à carga suspensa. Em diferença de nível, atender os limites de autonomia da faixa operacional especificados pelo fabricante. A praça de trabalho deverá estar adequada para a escavadeira de modo que o operador possa visualizar o fundo da vala e de forma a não exigir a extensão máxima do braço da escavadeira. As distâncias de segurança deverão ser seguidas. Este procedimento não é aplicável ao uso de retroescavadeira para estas atividades. EPI’s Necessários: Capacete com jugular; Óculos de segurança; Botina de segurança; Protetor auricular; Luvas de vaqueta; Perneira; Outros específicos para atividade.