As ferramentas de descritas para realização de atividades no SEP com relação a poda de árvores são definidas como: bastão de manobra com cabeçote universal; caminhão (equipado com cesta aérea); carretilha dupla ação; cinto pára-quedista com trava-quedas; corda para amarração; corda para linha de vida; dispositivos para instalação da linha de vida; escada extensível; escada veicular (opcional); estropo de nylon; linha de vida; motopoda (opcional); motosserra com dispositivos de segurança; podador manual com dupla roldana, cabo ajustável até 6 m; serrotes para poda; vara telescópica de manobras (opcional); vassoura de piaçava ou similar; EPI’s e EPC’s. Ferramentas e equipamentos para limpeza de faixa e aceiro.
Aparelho telefonia móvel pós-pago. Bota de campanha. Cabo de aço flexível para travamento, 7,94mm. Manilha 19,1mm de aço forjado. Laço de aço 7.94mm x 1.50m. Botina de segurança com biqueira de aço. Capa impermeável para chuva. Capacete de segurança, classe B. Capuz de tecido com proteção até o pescoço. Carretilha dupla ação com corda e gancho. Cone de sinalização, altura mínima 500mm. Conjunto cinto-paraquedista reforçado. Corda sisal de 13 mm x 50m. Enxada estreita de aço; EPI para operador de motosserra. Escada de madeira ou fibra de 4,30m. Espora de bico com gabarito. Estropo de nylon. Facão com lâmina de 500mm e bainha. Foice. Garrafa térmica (10 litros). GPS; Lima chata tipo murça; Luva de vaqueta; Macacão para combate a vespeiros; Machado com bainha. Motosserra com f reio de corrente superior a 8"; Óculos de segurança transparentes; Podador manual com dupla roldana com cabo ajustável para até 6 m. Serrote curvo para poda. Suporte de escada veicular. Talha 750 daN com cabo de aço flexível para talha, 9.53mm x 50m. Talha 1500 daN com cabo de aço flexível para talha, 9.53mm x 50m. Trena de fibra de 50m. Uniforme de algodão com calças e camisas padronizadas com logotipo da empresa.
Os demais materiais, ferramentas, EPI’s e EPC’s não listados acima e necessários para a execução da tarefa deverão ser relacionados e utilizados de acordo com a análise de risco no local. RESPONSABILIDADES E AUTORIDADES: Cabe aos coordenadores, supervisores e técnicos dos processos exigirem a prática deste procedimento, bem como garantir o treinamento do teor desta aos empregados envolvidos no serviço de campo. Cabem aos líderes, encarregados de equipes e executores orientar, aplicar e cumprir os critérios deste procedimento. IDENTIFICAÇÃO E MEDIDAS DE CONTROLE DE RISCOS E IMPACTOS: A identificação de perigos, a avaliação de riscos, definição dos controles de segurança e saúde, bem como os aspectos e impactos relativos ao meio ambiente, nos processos e suas respectivas atividades dos núcleos com ou em processo de certificação deverão ser verificados em consonância com o documento. DISPOSIÇÕES GERAIS:
Esta tarefa deve ser realizada por no mínimo 2 executantes, estando o circuito energizado, desligado ou desenergizado; Antes da execução da tarefa, deve-se realizar o planejamento, identificar, analisar eliminar riscos, aplicar respectivos controles e/ou tomar providências cabíveis, conforme procedimentos. O responsável da equipe deve garantir que nenhum componente da equipe fique exposto na área de projeção de galhos e árvores a serem podados/suprimidos. No caso de poda de galhos que estão sobre os condutores de MT, a rede deverá ser desenergizada conforme procedimento específico ou utilizar equipe de linha viva. Em caso de atendimentos emergenciais, é permitido executar a poda a distância com a rede BT/MT desligada (Ex: motopoda, poda-galho com bastão de manobra, serra circular em bastão). As podas emergenciais ao contato na BT poderão ser executadas com a rede desligada desde que se utilize metodologia de rede energizada. Verificar a existência de elementos estranhos que ofereçam riscos ao executante, demais membros da equipe e terceiro, tais como: abelhas, marimbondos, insetos, etc.
Executar a poda programada somente com Autorização emitida por órgão ambiental competente; Sempre que possível e conveniente, distribuir o panfleto “Comunicação de Poda” (Bom Condutor); Avaliar as condições do serviço no local da tarefa, tais como: condições de tráfego de pedestres e veículos, meio ambiente e recursos/equipamentos; Sinalizar e isolar a área de trabalho (cones, cordas, etc) proporcionando segurança aos executantes, transeuntes e veículos; Estacionar o veículo calçando-o e obedecendo as normas de trânsito e condições do local. Se necessário, acionar as autoridades de trânsito para auxílio. Caso existir algum veículo estacionado na área de trabalho, providenciar a retirada; Analisar a probabilidade de queda de árvore sobre a rede, evitando-se assim a interrupção de energia; Para árvore que apresentar risco iminente para a rede e precisar ser suprimida, solicitar supressão imediata ao departamento da Prefeitura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Curta e compatilhe!