Pesquisar este blog

quarta-feira, 5 de maio de 2021

Eletricista montam ALIMENTADOR DE CAETÉ MG 2009

Sem a ocorrência de nenhum tipo de acidente. Somente empregados habilitados e/ou qualificados poderão realizar os trabalhos de instalações elétricas. Nada de improvisação neste tipo de atividade! Para todos os serviços executados em instalações elétricas, a desenergização elétrica é obrigatória. Os materiais, peças, dispositivos, equipamentos e sistemas destinados à aplicação em instalações elétricas de ambientes com atmosferas potencialmente explosivas devem ser avaliados quanto à sua conformidade. Para o uso de cadinho, onde o sistema de ignição é a pólvora, usaremos um dispositivo que manterá afastadas as mãos do executor, da atividade, distante das chamas provocadas ao alimentar com fogo o rastilho. Para evitar o risco de chama exposta que podem provocar queimaduras nos colaboradores. Para todo serviço com eletricidade será necessária à abertura de PTE (PERMISSÃO PARA TRABALHO ESPECIAL) e APT (ANALISE PRELIMINAR DE TAREFAS). Não é permitido trabalhos com eletricidade em tempo chuvoso, devido o risco de energização acidental dos cabos devido à incidência e raios. Os eletricistas devem zelar pela sua segurança e saúde ou de terceiros que podem ser afetados por suas ações. Para todo equipamento e/ou instalações elétricas torna-se obrigatório fazer malha de aterramento, e interligando as partes condutoras. 
Em se tratando de guindalto a instalação da haste de aterramento. As emendas e derivações dos condutores devem ser iguais a dos cabos utilizados e assegurarem a resistência mecânica e o contato elétrico adequado. Sempre que um circuito se tornar inoperante ou dispensável deve ser retirado, sendo proibida a existência de partes vivas expostas de circuitos e equipamentos elétricos. As estruturas e carcaças dos equipamentos elétricos devem ser eletricamente aterradas. Os quadros gerais de distribuição devem ser mantidos trancados, sendo seus circuitos identificados. Máquinas ou equipamentos só podem ser ligados por intermédio de conjunto plugue e tomados. Os Circuitos elétricos devem ser protegidos contra impactos mecânicos, umidade e agentes corrosivos. Os eletricistas tem por obrigação outro fator importante é usar corretamente mangas, lençóis e coberturas isolantes casos esteja trabalhando com a rede energizada. Zelar pela segurança própria e da equipe para não ocorrência de ação gravíssima. 
Nesta atividade como o risco tem grande potencial de acidente de trabalho, uns devem tomar conta dos outros. Sinalizar e delimitar a área trabalho corretamente, para evitar a entrada de terceiros que podem se acidentar dentro de sua área de trabalho, portanto, sinalize para que não tenha que responder civil e criminalmente por danos a terceiros, inclusive para equipamento isolado e/ou fora de serviço. Estacionar o veículo operacional com marcha engrenada (primeira ou ré), calço nas rodas e freio de estacionamento acionado, e, se necessário, com estabilizadores baixados em se tratando de caminhão munk. Cumprir as instruções de segurança contidas nas normas, instruções, procedimentos, memorandos e outros documentos aplicáveis ao serviço. 
EPI’s e Epc´s necessários para realização da atividade para neutralização de acidentes de trabalho é, Capacete, Botina, Luva, Óculos de proteção, protetor solar, protetor auricular, perneira, cinto de segurança tipo paraquedista, talabarte em “Y”, talabarte de posicionamento, freio ABS, linha de vida, uniforme antichama. Cuidados Necessários: Seguir rigorosamente o projeto; Seguir rigorosamente os 5 passos básicos de segurança; Usar os EPI’s e Epc´s específicos para tarefa. Preparação e Materiais Necessários: Caminhão Guindalto; Estropes; Cavalete; Bandolas; Dinamômetro; Turma Completa de Transmissão; Retroescavadeira; Trator; Caixas de ferramentas completas para montadores; Rádios de comunicação; Resultados Esperados: Construção de Linhas de Transmissão com segurança, conformidade e qualidade. 
Definir previamente o plano de lançamento, identificando no mesmo as praças de lançamento e o número das bobinas. Instalar na praça de lançamento com o auxílio do guindalto a bobina de condutor já previamente definida. Instalar cadeias de suspensão com bandolas nas estruturas de toda a extensão do tramo que terá o condutor lançado. Encamisar a ponta do cabo a ser lançado, amarrando ao mesmo uma corda. Iniciar o lançamento utilizando o auxílio dos ajudantes e eletricistas, tomando cuidado de não deixar o condutor ser arrastado no chão em terreno agressivo. Chegando ao final do tramo, afixar o condutor na cadeia de isoladores de estrutura. Repuxar o condutor de volta, dando o primeiro tensionamento com aproximadamente 70% do peso do vão. Após lançar os três condutores, instalar o dinamômetro nas fases e flechar o Tramo conforme definido pela tabela de esticamento do condutor. Verificar flecha em outro vão já definido. Grampear os condutores após a conclusão dos serviços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta e compatilhe!