Durante o desenvolvimento industrial, houve épocas em que o trabalhador estava exposto a riscos em seu trabalho que nem os supervisores podiam fazer nada para evitá-los. Proteções inadequadas nas máquinas foram às causas de muitos acidentes e mortes. As condições de trabalho não foram sempre as melhores para a saúde dos trabalhadores.
![]() |
18.4.1.2 As áreas de vivência devem ser mantidas em perfeito estado de conservação, higiene e limpeza. |
A princípio, o ciclo dos equipamentos inseguros e as condições de trabalhos foram responsáveis por trinta e seis por cento de todos os acidentes industriais. Os restos foram causados pelos próprios trabalhadores. Na atualidade a situação está invertida completamente. As empresas reconhecem a importância da prevenção de acidentes, tanto do ponto de vista humanitário como econômico, e com a consciência dos gerentes temos locais mais seguros para trabalhar e com isto a redução dos acidentes por condições inseguras para cinco por cento.
![]() |
37.20.2.2 Os equipamentos de movimentação de cargas e seus acessórios só podem ser utilizados em perfeito estado operacional. |
A indiferença, descuido e falta de conhecimento dos trabalhadores que causam os noventa e cinco por cento restantes. Reflita: com base nessas estatísticas, o que você pode fazer para reduzir os acidentes na sua empresa?
![]() |
Quando for necessário o deslocamento vertical do trabalhador, por exemplo, ao subir uma escada de marinheiro ou em andaimes suspensos, uma opção é o uso de uma linha de ancoragem vertical. |
O comportamento humano. Muitas vezes os riscos de acidentes estão relacionados com o comportamento do colaborador. Se temos problemas particulares, seja ele qual for, estamos com a cabeça voltada para o problema e acabamos criando atos e condições inseguras, pois não temos A concentração necessária para executarmos, com segurança, as atividades. Isso pode nos colocar em risco, assim como nossos companheiros de trabalho.
![]() |
22.6.2 As áreas de mineração com atividades operacionais devem possuir entradas identificadas com o nome da empresa ou do Permissionário de Lavra Garimpeira e os acessos e as estradas sinalizadas. |
Talvez seja humanamente impossível esquecer dos problemas assim que entramos no nosso local de trabalho, canteiro de obras, escritório, etc, mas temos que fazer esse exercício, custe o que custar, todos os dias que nos depararmos com uma situação dessas. Lembrando que um acidente só viria a aumentar o nosso problema. Vamos deixar o problema do portão/porta para fora.