Dicas importantes sobre Segurança no Trânsito através da Central de Transportes dá dicas para maior segurança no trânsito. Um dos acidentes mais comuns no trânsito é a batida de um veículo na traseira do outro, seja ela de pouca ou muita gravidade. Portanto, saiba como manter a manutenção correta dos freios para evitar acidentes: FREIOS. O motorista deve ter em mente que, antes de pensar em acelerar, ele deve se preocupar em como parar com segurança o veículo. Por isso, o sistema de freios deve estar sempre em perfeito estado. 1) Fluido - Deve ser trocado a cada ano, independente da quilometragem. É importante lembrar que o fluido absorve umidade do ar, formando bolhas que irão prejudicar a eficiência da frenagem, portanto, não permita que o frentista abra a tampa do reservatório para verificar o nível. Ele é transparente exatamente para evitar isso.
Na compra verifique a qualidade do produto. 2) Pastilhas e lonas - Verifique o desgaste (a espessura do material de atrito é de no mínimo 2mm e se a superfície está contaminada com graxa ou fluido dos freios) e as condições de contato com o disco ou tambor. Evite que a plaqueta metálica (reforço das pastilhas e lonas) chegue a tocar no disco. Vale um lembrete: Após a troca de lonas e pastilhas, os freios têm pouca eficiência. Por isso, nos primeiros 500 quilômetros, não freie de forma agressiva, e sim progressiva, para permitir um correto ajuste desses componentes. Discos - Devem ser trocados sempre que atingirem a espessura mínima recomendada pelo fabricante, pois eles devem suportar, durante as frenagens, altas temperaturas e esforços mecânicos extremos. A retífica somente é recomendada se o disco tiver espessura acima da mínima especificada e em equipamento apropriado.
4) Servo-freio - Se você ouvir um "sopro" constante quando pisar no pedal de freio, com o motor alternando de rotação, é sinal de que o servo-freio está com problemas (diafragma "furado"). Procure uma oficina especializada. 5) Sistema - Além dos itens acima é preciso fazer uma checagem periódica de todo o sistema, verificando também folgas no pedal, ovalização de tambor, vazamentos, estado dos cilindros de roda e do cilindro mestre etc. Respeite o Trânsito, respeite a Vida. Crianças nas ruas? Cuidado dobrado! Qual a criança que não gosta daqueles passeios de final de tarde, de preferência de bicicleta? Mas pais e motoristas devem estar atentos aos pequenos que andam pelas ruas. Por isso, tomar alguns cuidados nunca é demais. Nunca deixe seu filho pequeno andar de bicicleta sem a supervisão de um adulto. Dê conhecimento a seu filho das regras de trânsito. Ele também tem que conhecê-las.
Estimule seu filho a usar capacete, cotoveleiras e joelheiras. Cheque se o equipamento é compatível com a idade e o tamanho da criança. Certifique-se de que seus filhos praticam essa atividade em locais próprios e seguros. O que você precisa ensinar a seu filho? Andar sempre afastado da pista, longe dos carros que estão passando. Onde não houver calçada, as crianças devem andar em sentido contrário aos dos veículos e em fila única. Atravessar a rua longe de curvas, em pontos onde os motoristas possam ver os pedestres. Enquanto espera o melhor momento para atravessar a rua, a criança deve ficar em cima da calçada ao atravessar a rua, evitar os espaços entre os carros estacionados para não dificultar a visão que o motorista tem da criança. Olhar em todas as direções antes de iniciar a travessia e continuar atento ao movimento dos carros até chegar ao outro lado da rua.
Atravessar a rua sempre em linha reta.isolamento de área para realização de atividade de trabalho. Ao descer do ônibus esperar que este se afaste, procurar o melhor local e, só no momento seguro, iniciar a travessia. Procurar atravessar a rua em locais com semáforo e, mesmo assim, só atravessar depois que os carros pararem. E, não esqueça: somos responsáveis pelo que nós fazemos, não importa como fazemos. Contanto que sejamos prudentes. Afinal, é sua vida que está em jogo. Pare, olhe e escute em cruzamentos de passagem de nível!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Curta e compatilhe!