Pesquisar este blog

terça-feira, 1 de setembro de 2020

Como devem ser realizados osTreinamentos de formação e aperfeiçoamento em prevenção e combate a incêndios, primeiros socorros?

Os treinamentos de formação e aperfeiçoamento em prevenção e combate a incêndios, primeiros socorros e outras ações emergenciais devem ser ministrados preferencialmente dentro das dependências da Empresa buscando a familiarização das instalações. O Setor de Medicina do Trabalho deve estabelecer e realizar exames médicos específicos para os integrantes da Brigada, a fim de avaliar a capacidade: visual, auditiva, pulmonar, física, cardíaca, osteomuscular e outras conforme determinação do médico responsável. o Departamento de Recursos Humanos/Treinamento: deverá dar suporte ao processo de avaliação dos Brigadistas, e dos programas de treinamento. Manter disponível os registros dos treinamentos. Critérios para o recrutamento, seleção e formação: Todos os Colaboradores devem obter instruções sobre o recrutamento e seleção para composição da Brigada através de seus Gerentes, Supervisores e comunicados através de quadro de avisos e outros meios. A Gerência da área deve incentivar seus colaboradores a participarem da brigada. O Colaborador deve preencher a “Ficha de inscrição para a Brigada de Emergência” e, após seu preenchimento no campo correspondente, passa para seu Superior imediato a fim de obter a aprovação, logo após encaminha-a ao Setor de Segurança do Trabalho.  Treinamento de Combate a incendio na UNIVERCEMIG em 11/05/2017
O Depto de Segurança do Trabalho realiza entrevista pré-admissional com o candidato, explicando-lhe as atividades da Brigada, em seguida encaminha-o ao Setor de Ambulatório Médico (Medicina do Trabalho) para que passe pela avaliação do Médico do Trabalho.Se for reprovado pelo Médico do Trabalho, deve ser comunicado e iniciar tratamento conforme determinação. Se for aprovado, mesmo com restrição médica, deve ser encaminhado novamente ao Setor de Segurança do Trabalho para a entrevista final a fim de receber orientações complementares. Após a aprovação, o Setor de Segurança do Trabalho avisa o RH – Relações do Trabalho e Remuneração para as providências necessárias. Em caso de desligamento da empresa ou solicitação voluntária da Brigada de Emergência, o Supervisor deve incentivar um novo Colaborador a substituir o ex - brigadista. Os membros da Brigada de Emergência: devem receber treinamento visando sua capacitação técnica que se fará através de treinamentos práticos e simulações. 
O depto Segurança do Trabalho deve elaborar programa de treinamento visando à capacitação dos integrantes da Brigada de Emergência. A Gerência da área deve assegurar que o Colaborador participe de todos os treinamentos programados. O treinamento tem por objetivo capacitar os membros da Brigada de Emergência a Usar corretamente os equipamentos de combate a incêndio, de salvamento, de controle de vazamento de produtos químicos e de primeiros socorros.

Alguns treinamentos serão em locais externos pré-estabelecidos, conforme programa de treinamento. Ao término do curso de formação básica, os componentes da Brigada receberão um certificado. Os brigadistas devem ter distinção no uniforme de trabalho. (logotipo). A presença nos treinamentos é obrigatória, devendo haver justificativa para faltas, após dois (duas) faltas sem justificativa o funcionário-brigadista será desligado da Brigada de Emergência, devendo seu Gerente incentivar um novo funcionário no lugar daquele desligado. É obrigatório o uso de uniforme apropriado e equipamentos de proteção individual para participar dos treinamentos, principalmente os práticos com aplicação de equipamentos. Esta equipe também pode acompanhar a viatura de resgate, desde que solicitados pelos responsáveis desta. Isolamento, Controle de Tráfego e Comunicação Interna: Colaborar nas ações de abandono de área. Assegura o fluxo de informação da área atingida ao Coordenador da Brigada e Coordenador do Plano de Atendimento às Emergências e cumpre as determinações destes para desencadear o plano de chamada. Isola às áreas atingidas pela emergência com faixas zebradas, cones, cordas ou outros materiais similares. Atende as comunicações internas pelo ramal, anota a ocorrência e comunica o Coordenador da Brigada detalhes sobre a emergência e segue orientações deste. Controla o tráfego de veículos e impede a entrada de qualquer veículo que não contribua com o Controle da Emergência, exceto os componentes da Brigada, 
Coordenador do Plano de Ação de Emergência, Coordenadores dos Grupos de Apoio às Emergências, Viaturas oficiais do Corpo de Bombeiros e Autoridades públicas quando em exercício de suas funções. Abre todas as saídas de emergência e Rotas de Fugas e as mantêm sob vigilância. Assegura o fluxo de informação com os demais grupos de apoio às emergências. Durante a emergência, não permitir a saída aleatória de nenhuma pessoa para fora da Empresa, exceto em casos de acidentados e seus acompanhantes, brigadistas e autoridades (Bombeiro, Policia Militar, Vigilância Sanitária, entre outros). A Diretoria dará Aprovação de recursos materiais e apoiar os programas de segurança. Os Gerentes devem Apoiar motivar e aprovar seus Colaboradores a participarem dos treinamentos da Brigada de Emergência. O Departamento de Saúde, Meio Ambiente e Segurança auxiliarão a Planejar, executar e controlar os treinamentos da Brigada de Emergência. Enviar ao Depto de Recursos Humanos (Treinamento e Desenvolvimento), o programa de treinamento anualmente.