Pesquisar este blog

sábado, 19 de setembro de 2020

O que é o Plano de içamento para movimentação de peça com o guindaste?

Antes de iniciar as atividades de içamento de carga é necessário realizar o preenchimento do check list referente ao equipamento e aos acessórios que serão utilizados. Caso seja detectada não conformidade, a atividade não deverá acontecer até que seja feito a correção ou a substituição. Um plano de içamento de carga (também denominado como plano de rigging) deve ser desenvolvido e estar disponíveis para içamentos críticos com guindastes (guindaste sobre rodas, guindaste veicular articulado e grua), sempre que: a carga for superior a 10 toneladas. Poderão ocorrer algumas situações onde a atividade deverá ser paralisada tais como: a carga total for igual ou superior a 75% da capacidade do equipamento, considerando os limites da tabela de carga para a respectiva distância em que a mesma será içada. A carga for içada sobre instalações ou processos em operação, aquelas atividades consideradas sobrepostas! 
For necessário o uso simultâneo de dois ou mais guindastes envolvidos. Estiver próximo a redes elétricas aéreas (a distância de segurança deve ser definida por profissional habilitado em elétrica observando as recomendações da NR - 10). Possuir cargas com grandes dimensões e formato irregular. For realizado em balsa. As capacidades de carga dos equipamentos e dos acessórios devem ser respeitadas. Os cabos guia devem ser utilizados sempre que houver necessidade de estabilização, possibilidade de colisão ou giro da carga durante a movimentação. Medidas de controle devem ser adotadas para prevenir a queda de materiais e carga durante as atividades de movimentação. 
Os acessórios que apresentarem não conformidades devem ser inutilizados de forma definitiva e descartados, pois se permanecer carrocerias de caminhões guindastes fatalmente serão utilizados novamente caso haja necessidade em alguns casos sem o usuário observar-se o equipamento ou acessório está realmente tem condições de utilização. As áreas de içamento através de guindastes devem ser isoladas e sinalizadas. A condição adequada do solo deve ser sempre verificada antes da operação com guindastes, dependendo do local deverá ser realizado um laudo de compactação do solo para evitar o tombamento do guindaste! As patolas dos guindastes devem ser sempre acionadas até o limite máximo, independentemente do peso da carga sendo içada. Rádios devem ser disponibilizados para comunicação entre o operador do guindaste e o profissional responsável pela sinalização, preferencialmente, sempre que possível, em faixa e canal exclusivo. É proibido acessar área isolada e demarcada com sinalizada onde ocorre içamento de cargas sem a devida autorização além de posicionar sob cargas suspensas. 
Para a montagem e operação de grua os subitem do item 18.14.24 da NR 18 deverão ser atendidos. Os câmbios de marcha do guindaste sobre rodas e do guindaste veicular articulado devem ser do tipo sincronizado.É proibida a mobilização e a operação de guindaste sobre rodas e do guindaste veicular articulado que possuem câmbio de marcha do tipo caixa seca.  As estruturas das pontes rolantes, gruas, monovias e talhas elétricas devem estar aterradas.Notas: em dias com serração, neblina, e ou em períodos noturnos com baixa luminosidade ou demais adversidades que dificulte a visibilidade do operador, não deve ocorrer atividades de movimentação de carga. Para a entrega de novos equipamentos (pontes rolantes, pórticos, monovias e talhas elétricas) instalados, eles deverão ser inspecionados por profissional habilitado e emitido laudo com assinatura, atestando e liberando a operação. 
Construtora MGL; Santana do Deserto ( MG )
Este processo deverá ocorrer sempre que novos equipamentos forem montados. Requisitos para os acessórios de guindar. os acessórios de içamento devem ter a capacidade de carga sinalizada em local visível nos mesmos. É proibida a improvisação de acessórios. Em necessidades especiais, os acessórios devem ser feitos a partir de projeto formal elaborado por profissional habilitado.Os profissionais que realizam a amarração, sinalização das cargas e a inspeção dos acessórios de guindar deverão receber treinamento específico dado por empresa ou profissional habilitado e ou qualificado que os capacite nesta função, comprovado mediante emissão de certificado. 
Devem no mínimo ser orientados sobre as noções básicas sobre os equipamentos de guindar. Tipos de equipamento de guindar. Acessórios de amarração das cargas. Amarração, movimentação e dono da carga. Cabos de aço. Sinalização de movimentação de carga. EPI’s necessários. Saúde e segurança é responsabilidade de todos. A preocupação com a saúde e segurança é responsabilidade de cada líder, empregado e contratado. Os líderes têm a responsabilidade de exercitar esta responsabilidade e liderar pelo exemplo. Todos são incentivados a ajudar uns aos outros e têm o direito de se recusar a executar qualquer atividade na qual os riscos envolvidos não estejam devidamente controlados. Seguir regras e procedimentos estabelecidos para controle e mitigação de riscos é regra de ouro!