Pesquisar este blog

segunda-feira, 19 de outubro de 2020

Quais as formas de prevenção de riscos de acidentes nas atividades de fôrma e desforma na construção civil?


Construção civil, lembra mão calejadas, luvas rasgada, e acidentes com as mãos! Os trabalhadores estão sujeitos à queda em nível, tropeço, cortes em serra elétrica de bancada ou manual, choque elétrico, projeção de material ou partícula contra os olhos, prensagem de membros, picada de animais peçonhentos; queda de materiais; contato com superfície cortante, perfurante e ferpas, exposição a intempéries; perfuração de membros. Ergonômicos: postura inadequada, esforços repetitivos ou excessivos, iluminação insuficiente, condições e ambiente de trabalho. Físico, químico: ruído e poeira não fibrogênica. As medidas preventivas ou bloqueio recomendado são: planeje ordenadamente como vão se desenvolver os serviços faça a art. análise risco de tarefa, adote uma postura correta durante a execução das atividades; 

ao levantar alguma carga, flexione as pernas e não a coluna e, solicite ajuda quando necessário, principalmente no manuseio de formas prontas; verifique as condições gerais da limpeza e da organização da área de trabalho. Observe se há imperfeições no pavimento e corrija-as. Todas as frentes de trabalho devem ser desobstruídas e possuir acessos adequados. Sinalize com placa de advertência o local de forma e desforma, em caso de trabalho de interferência com eletricidade, hidráulica, equipamentos ou outros, o executante procede ao bloqueio em conjunto com o profissional responsável pela atividade de interferência. Não efetue nenhum reparo em equipamentos elétricos. Somente um profissional qualificado poderá fazê-lo. 
Não utilize equipamento elétrico (vibrador de concreto) para concretagem em dias de chuva e em local alagado, em caso de chuva utilizar a capa. Se tratando de chuva intensa as atividades devem ser paralisadas, não exponha o corpo ou parte dele em local de prensamento; isole e sinalize a área de trabalho eliminando o risco da queda de materiais sobre as pessoas e os equipamentos. Inspecione todas as ferramentas antes de iniciar a atividade e não improvise ferramentas. Todos os empregados que realizam transporte manual de carga, devem ser treinados na postura correta ao manusear cargas, o peso máximo que o trabalhador poderá transportar sozinho esta limitado a 25 kg. Para carregamento de pesos de difícil divisão ou de ser carregado em dupla ou mais, como saco de cimento e outros similares, deveram ser preferencialmente, carregados mecanicamente e na impossibilidade desta forma ser carregado por pessoa que tenha estrutura corporal e porte físico compatível para suporte da carga sem afetar a sua integridade física.  
Ao executar o transporte manual de material com peso igual ou acima de 15 kg, o empregado deverá contar com auxilio de outro empregado para levantar e descarregar a peça. Ao executar o transporte manual de peças com peso igual ou acima de 15 kg e com o comprimento superior a 3 metros, o empregado deverá contar com auxilio de outro empregado. Para transporte de peça em dupla ou mais pessoas, sempre deve eleger um deles como o coordenador, visando sincronismo das ações.  Ao realizar ajustes em peças pequenas nas frentes de serviços o profissional deverá utilizar bancada apropriada. Antes de iniciar atividade com o uso de ferramentas, verifique se há espaço suficiente e possui condições de trabalho e se há proximidade de pessoas.  Use perneira em local que ofereça risco de animais peçonhentos, se estiver trabalhando perto de um talude, faça uma inspeção detalhada e preencha o check list para taludes, para se assegurar de que não há trincas e nenhum objeto prestes a rolar e atingir as pessoas abaixo. Preencha o check list para os serviços de forma, desforma e concreto. 

Ao apontar lápis utilizar apontador adequado, nunca utilize estilete, canivete ou outro dispositivo similar.  Para evitar contato do concreto com os pés ou pernas as pessoas envolvidas diretamente na atividade, deverão fazer uso contínuo de botas de borracha durante a realização de concretagem, a altura do cano deverá ser compatível com a altura do concreto. Na utilização de formão fazer uso de martelo de borracha ou equivalente, não é permitido martelo de aço ou marreta. Ao acessar as escadas é obrigatória a utilização do corrimão. Utilizar os seguintes equipamentos de proteção individual em áreas de risco: capacete de segurança com jugular, óculos de segurança com lentes incolores, protetor auricular tipo concha (uso eventual), botina de segurança com biqueira, palmilha antiperfurante e proteção de metatarso, luva de vaqueta ou raspa, perneira de couro rígido (eventual), protetor facial com material incolor (ao operar serra circular de bancada ou manual), cinto de segurança tipo paraquedista (uso eventual), bota de borracha, capa de chuva (uso eventual).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta e compatilhe!