Pesquisar este blog

sábado, 26 de novembro de 2022

Quais as Ações de controle em emergência em caso de acidentes no trabalho?

Tombamento do caminhão caçamba,  pela ausência do Sinaleiro de manobras
Geralmente quando ocorre um acidente, algumas pessoas tem o hábito de sair correndo! Gritando" ai meu DEUS" e enquanto isso o acidentado fica agonizando! Em caso de acidente de trabalho, cabe aos empregados fazer a avaliação do acidentado, caso necessário e se souber a técnica de socorrista, prestar os primeiros socorros. Nas empresas esse tipo de treinamento é repassado para os colaboradores no ato da admissão. Transportar o acidentado para o ambulatório médico, somente se não houver suspeita de fraturas graves, principalmente da coluna cervical, do contrário, solicitar a presença dos auxiliares de enfermagem do trabalho. Comunicar o acidente imediatamente, ao responsável ou o supervisor da área; cabendo a ele avaliar a situação e caso necessário, interromper as atividades ou parar o equipamento e isolar a área de trabalho onde ocorreu o acidente. Auxiliar e providenciar recursos necessários para os primeiros socorros e transporte do acidentado e acompanhar ou delegar acompanhante para fornecer informações sobre a vítima e acompanhá-la ao hospital, se necessário. Comunicar imediatamente a gerência. Disponibilizar recursos para atuação na emergência, em caso acidentes envolvendo diversas vítimas solicitar ambulâncias da prefeitura, corpo de bombeiros.
Atividades de resgate,  sem os acessórios encomendados com risco de um segundo acidente
Em caso de acidente fatal receber autoridades policiais. Fazer a avaliação da situação e se necessário auxiliar nos primeiros socorros e transporte da pessoa; levantar dados iniciais para a investigação do acidente; em caso de acidente fatal comunicar a DRT. Acompanhar a DRT e autoridades policiais. Formalizar o acidente elaborando o registro da ocorrência. (Caso a empresa tenha uma brigada de incêndio esta deverá efetuar o resgate de vítimas em locais de difícil acesso como espaço confinado, escavação, trabalha em altura, trânsito etc.). Solicitar apoio do corpo de bombeiro se necessário junto à medicina da empresa.  Ao receber o chamado de emergência, fazer à avaliação da situação realizando os primeiros socorros e transporte do acidentado e prestar os primeiros socorros à vítima; em caso de necessidade, solicitar apoio à medicina do trabalho da empresa.
Importância do acessório de anti colisão de veículos nas frentes de serviço
Conduzir a vítima para o ambulatório médico, encaminhar e acompanhar o acidentado ao hospital, se necessário o atendimento hospitalar. Se constatado óbito, comunicar a gerenciadora. Isolar a área apoiar o coordenador na solicitação de recursos externos, como desviar trânsito, se necessário e em caso de acidente fatal, solicitar a presença de perito da polícia civil.  Recursos utilizados para ocorrência de acidente será os kit de emergência, equipamentos de resgate para trabalho em altura, espaço confinado, escavação, ambulância, rádio de comunicação e telefone celular, maca, cones, cerquites e veículos leves e outros de acordo com a necessidade. Embora tenha todos esses procedimentos elaborados para o suporte em caso de acidente de trabalho, ainda assim os acidentes de trabalho são progressivos. Às vezes por falta de descumprimento dos procedimentos de segurança, ou simplesmente por falta de conhecimento por parte dos colaboradores. O prevencionista tem a missão de acompanhar as atividades dos colaboradores ou trabalhadores a fim de identificar os artistas demitidos e realizar as recomendações de segurança que deverão ser seguidos para que a ocorrência de acidente seja neutralizada. 
reinamento de primeiros socorros realizados no sindimig

Nas atividades de trabalho já tivemos casos de ocorrência de acidentes onde os colaboradores haviam passado pelo treinamento de primeiros socorros, mas diante daquela situação de perigo real e os mesmos ficaram sem ação devido ao fato de não estarem preparados psicologicamente para atender uma ocorrência de acidente grave diante de um cenário que nunca a viu testemunhado ou visualizado.  Nessa ocorrência houve uma colisão do caminhão como motocicleta. No caminhão havia oito ocupantes, todos treinados e capacitados para realização de primeiros socorros!  Na motocicleta havia três ocupantes, um adulto e duas crianças.  Ao colidir com o caminhão o adulto que estava na motocicleta teve a sua perna amputada e as duas crianças tiveram traumatismo craniano. Por incrível que pareça nenhum dos envolvidos no acidente teve condições de acionar o socorro que foi efetuado por terceiros que passavam pelo local.  Daí a conclusão que os treinamentos de primeiros socorros devem ser treinados exaustivamente nas empresas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta e compatilhe!