Estar em contato direto com eletricidade sem conhecer corretamente seus princípios, suas causas, seus efeitos e os perigos pode acabar causando danos muito graves às pessoas. Então, vamos começar do início.
O que é eletricidade? É um fenômeno físico originado por cargas elétricas estáticas ou em movimento, e por sua interação. E está presente por todos os lados, nas nossas casas, nas ruas, no local de trabalho através de eletrodomésticos, da iluminação, de máquinas, etc. Devido a esse fato, a grande maioria das pessoas já recebeu, pelo menos uma vez na vida, um choque elétrico.
Então, o que é choque elétrico? É quando há passagem de corrente elétrica pelo corpo, utilizando-o como condutor.
Ao passar pelo corpo humano, a corrente elétrica gera uma sensação desconfortável fazendo com que o risco do choque elétrico seja o mais perigoso dentre os riscos físicos (como frio, calor ou ruído).
Dessa forma, a intensidade do choque elétrico no corpo humano depende de alguns fatores:
• Intensidade da corrente; duração da exposição da pessoa à corrente; tamanho da área de contato com o circuito energizado: quanto maior a área, maiores os danos.
Se a área for muito pequena, a intensidade é maior, causando queimaduras. Quanto maior a pressão do corpo humano com o objeto eletrizado, maior é a corrente; sensibilidade individual.
Existem três tipos de choques elétricos, que são: Choque estático: produzido por eletricidade estática que tem um tempo de duração pequeno, suficiente para descarregar a carga elétrica do elemento energizado. Assim não provoca danos ao corpo humano, devido ao seu curto tempo de duração. Choque dinâmico: é o choque tradicional, ou seja, aquele que surge com o contato direto da pessoa com a parte energizada da instalação. O tempo de duração dura enquanto permanecer o contato e a fonte de
Energia estiver ligada. Pode criar desde pequenas a irreparáveis lesões. Descargas atmosféricas (raios): podem atingir diretamente ou indiretamente uma pessoa podendo causar queimaduras graves ou até a morte. Partindo-se do princípio que o choque elétrico tem origem elétrica, o que devemos fazer diante disso?
Evitar tocar em fios sem saber se estão ligados a rede elétrica, e jamais tocar se estiverem desencapados;
• Deixar que somente profissionais qualificados e treinados realizem os serviços de instalações elétricas;
• Nunca tocar em instalações elétricas com as mãos, pés ou roupas molhadas;
• Não sobrecarregar uma única tomada com vários aparelhos elétricos;
• Manter os equipamentos de maior potência aterrados (geladeiras, ar condicionado,etc);
• Desligar os disjuntores sempre que for mexer na rede elétrica e se tiver habilitação;
• Não puxar pelo fio para desligar um aparelho da tomada;
• Manter toda a fiação elétrica embutida em conduítes ou estar fora do alcance das pessoas.
No caso de presenciar um acidente com vítima de choque elétrico, como proceder?
• Mantenha a calma;
• Avalie a vítima- mas não a movimente nem faça movimentos bruscos;
• Não abandone a vítima para procurar por socorro;
• Não faça com que ela beba líquidos ou inale qualquer coisa;
Garanta as funções vitais do acidentado (respiração e massagem cardíaca), mas antes se lembre de desligar a chave geral, evitando assim que você também seja eletrocutado;
• Caso não seja possível desligar a chave geral, utilize algo de madeira para afastar a pessoa da fonte elétrica que a atingiu, e certifique-se de não estar com os pés ou mãos molhados;
• Acione a emergência para que preste os devidos socorros ao acidentado;
• Caso seja questionado, responda corretamente sobre os procedimentos realizados e, caso você saiba, os dados de saúde da vítima.
Agindo de acordo com o que foi falado e seguindo as regras de segurança, o choque elétrico não será uma ameaça a você.




