Procedimento para operação de Equipamentos Móveis de Superfície nas áreas das obras. Responsabilidades: A responsabilidade de cumprir e fazer cumprir este procedimetno é dos Fornecedores de Serviços. Definições São definidos como equipamentos móveis de superfície aqueles projetados para uso na mina e para desmonte como (tratores,escavadeiras), carregamento (carregadeiras), transporte (caminhões), bem como os equipamentos auxíliares (motoniveladoras, caminhão prancha,rolo compactador,) e outros. 4. Executantes/Envolvidos .Todo operador de máquinas e equipamentos deve ser habilitado, capacitado e identificado de acordo com o equipamento e a operação a que se destina. As provas desta capacitação devem ser entregues pelos Fornecedores de Serviços à Equipe de Gestão de SST para aprovação.
![]() |
O que devemos fazer em caso de acidentes com trabalhador? |
Os operadores só poderão operar após autorização formal da Equipe de Gestão de SST, através da emissão do crachá funcional e carteira de habilitação interna CHI que deverá estar de posse do operador durante todo o desenvolvimento de sua atividade. Só será permitido a operação dos equipamentos descritos nos crachas (marca e modelo). Os operadores deverão usar o cinto de segurança sempre que trafegarem nas áreas e respeitar os limites de velocidade e as demais regras de trânsito Atividades: Os equipamentos móveis de superfície só poderão operar nas áreas da Samarco após a inspeção de liberação e se estiverem em perfeitas condições de funcionamento. Equipamentos Móveis de Superfície. Todos os equipamentos móveis deverão portar na cabine uma etiqueta TAG (Credencial), visível pelo lado externo, com a identificação do equipamento e validade.
Os equipamentos não poderão operar com a validade vencida ou sem a credencial. Todas as máquinas e equipamentos pesados deverão trafegar com os faróis baixos acesos. Ao subir ou descer do equipamento/máquina, o operador deve estar com as mãos livres e sempre utilizar três pontos de apoio além de usar corrimãos, escadas e degraus disponíveis do equipamento, sem improvisar o seu acesso. Não se deve subir nem operar equipamentos com as mãos molhadas ou com graxa, ou com os sapatos enlameados. 5.5 Antes de entrar no equipamento o operador deve se certificar dos equipamentos de proteção individual (EPI) requeridos para a tarefa, além dos dispositivos de segurança existentes no equipamento. Segurança do Trabalho em Projetos.
SISTEMA DE GESTÃO DE SEGURANÇA Tema: Assunto: Código: Elaboração: PROCESSOS OPERACIONAIS: OPERAÇÃO DE EQUIPAMENTOS MOVEIS DE SUPERFICIE: Antes de iniciar ou reiniciar a atividade, o operador deve inspecionar cuidadosamente a área de trabalho e o seu entorno, despertando a atenção para possíveis riscos de queda de nível diferente, presença de pessoas, veículos, de equipamentos em manutenção, e outras situações que possam acarretar em risco para a operação do equipamento; Nos casos de anormalidades, o equipamento/máquina deve ser parado e bloqueado contra o uso. O operador deve comunicar o fato a seu Supervisor/Encarregado. Interromper, imediatamente, a operação do equipamento/máquina em caso de defeito que comprometa a segurança do equipamento ou do operador. Caso tenha que se afastar do local, comunicar o fato ao Supervisor/Encarregado. O operador de equipamento/máquina quando sair do equipamento para inspecionar / avaliar o local de trabalho, deve ser crítico e evitar permanecer desnecessariamente nas proximidades de crista ou pé de taludes. (Estes locais podem estar instáveis e apresentarem risco de deslizamento de material).
Em caso de constatação de risco grave e iminente o empregado tem o direito de interromper a atividade e/ou de recusar a sua execução sem a adoção das medidas de controle necessárias. O descumprimento de qualquer procedimento expõe as pessoas envolvidas ao risco de sofrer lesão física, comprometer a saúde ocupacional, provocar impacto ao meio ambiente e os infratores ficam sujeitos a sanções disciplinares. É proibido fumar no interior do equipamento/máquina e utilizar o telefone celular (o celular deve fica desligado).