A ocorrência de um acidente ou incidente raramente é ocasionado apenas por um fator, mas sim por um conjunto de eventos que acabam levando a uma perda. O tipo e o grau dessas perdas variam de acordo com a gravidade de seus efeitos, que po-derão ser insignificantes ou catastróficos, gerando custos para a empresa. Visando alcançar a menor quantidade possível de perdas, faz-se necessário conhecermos as causas que as geram, e, conseqüentemente, tentar evitá-las. Usaremos então, o Modelo Causal de Perdas abaixo, para exemplificar a seqüência em que um acidente ou incidente pode acontecer.A falta de controle é o princípio da seqüência de fatores causais que originam um acidente, que dependendo de sua gravidade, pode gerar poucas ou muitas perdas.
![]() |
| DESVIO: Isolamentos feitos com Cerquites estão danificados e caídos no chão. |
Por isso, o controle é uma das funções essenciais em uma administração efetiva, não im-portando o segmento que ela tiver. Um bom administrador deve utilizar-se sempre de planejamento, organização, direção e controle de suas principais funções.Ele deve conhecer os padrões, planejar e organizar o trabalho, de modo a satisfazê-los e guiar seu grupo de trabalho na satisfação e cumprimento desses padrões. Avaliar seu próprio desempenho e o dos outros, avaliar os resultados e as necessidades e corrigir de forma construtiva o desempenho das mesmas
![]() |
| DESVIO : equipamento estacionado de forma irregular nas frentes de serviço; |
As razões mais comuns para que ocorram a falta de controle são É o desenvolvimento de um programa com quantidades insuficientes de atividades, que va-riam de acordo com a extensão, a natureza e o segmento da empresa.É a formulação dos padrões de maneira pouco específica, pouco clara e/ou nível pouco e-levado, não proporcionando às pessoas conhecerem o que é esperado delas e nem permi-tem uma medição significativa do grau de cumprimento dos padrões. Cumprimento inadequado dos padrões. É uma das origens da falta de controle, sendo uma das razões do fracasso no controle de perdas derivadas dos acidentes.
![]() |
| DESVIO : ausencia de isolamento de segurança nas frentes de serviço |
As causas básicas são as razões de ocorrerem os atos e condições abaixo do padrão. Também são chamadas de causas raízes, causas reais, causas indiretas, causas funda-mentais ou de contribuição de um acidente ou incidente. Geralmente são bem evidentes, mas para se ter um controle administrativo eficiente, faz-se necessário um pouco mais de investigação sobre elas.Com este conhecimento pode-se explicar porque as pessoas cometem práticas abaixo dos padrões e porque essas condições existem.:
![]() |
| DESVIO : Acumulo de sacos de coleta seletiva armazenados fora da baia de origem. |



