Pesquisar este blog

domingo, 5 de dezembro de 2021

Check list diário de verificação de andaime nas frentes e serviço!

 CHECK LIST  DIÁRIO DE VERIFICAÇÃO DE ANDAIME. A base do andaime possui sapatas firmes e rígidas adequadas? Está travado ou estaiado (uso de cabos) em estrutura firme e resistente? O andaime possui escada de acesso com proteção contra quedas (guarda-corpo ou trava-queda) e está posicionada corretamente? Há necessidade de utilização de linha de vida? No caso de sim, ela encontra-se OK? A plataforma de trabalho está nivelada, sem frestas e está dotada de guarda-corpo e rodapé? As plataformas de trabalho são forradas por pranchas de madeira de 3,5cm de espessura mínima e 25 a 30cm de largura? Boas práticas nas atividades de trabalho em altura utilizando andaime!


Encontra-se completamente forrada? A plataforma é capaz de suportar o peso exigido? Os andaimes não estão bloqueando acesso a hidrantes e extintores? As tábuas utilizadas estão em boas condições de uso, sem trincas e/ou emendas e não são pintadas e estão travadas em ambas extremidades? O vão livre máximo para prancha de 3,5cm é de 1,5 metros? O andaime é modelo Rohr/Mills/Multicrab ou similar? O andaime está liberado pela Gerenciadora de SSMAC (APS). Sobre o piso de trabalho do andaime não estão sendo utilizados escadas ou outros meios para se atingirem lugares mais altos? A estrutura não está sofrendo esforços de cargas e/ou tração inadequados? Não existem peças soltas nas plataformas de modo que possam cair? O andaime está montado a no mínimo 1,5 metros de distância de valas e escavações? O andaime está montado a uma distância segura de fios e cabos elétricos energizados? RECOMENDAÇÕES: 1) Se houver uma resposta “não” para qualquer item da lista de verificação, não executar o serviço. Acionar a supervisão imediata para solução da pendência.  

2) Os andaimes devem possuir projeto contendo lay-out da área e memorial de cálculo elaborado por profissional habilitado. 3) Todos os equipamentos e sistemas de proteção devem ser inspecionados visualmente antes do início das atividades e substituídos em caso de detecção de anormalidades como: deformação, trincas, oxidação acentuada, rachaduras, cortes, enfraquecimento das molas e costuras rompidas. O andaime possui placa de sinalização de “LIBERADO” para trabalho com indicação de sua carga máxima? As pranchas dos andaimes estão isentas de nós? As pranchas estão colocadas lado a lado preenchendo tolamente a área de trabalho sem deixar frestas e suas extremidades estão fixadas no andaime? O balanço das pranchas tem no máximo 200mm e no mínimo 100mm? O andaime está no prumo? O andaime está montado em piso firme e rígido. Sendo proibido apóia-lo sobre terreno ou objetos instáveis? Os andaimes são tubulares? As escadas de acesso ao andaime possuem linha de vida? Os andaimes possuem sapatas fixas, sem rodízio? O guarda-corpo possui altura mínima de 1.20m, travessa de 0.70m e rodapé de 0.20m? 

O peso sobre a plataforma está limitado a suportar pessoas e materiais de uso, conforme placa de identificação? O andaime está protegido / sinalizado de forma a evitar colisões de veículos e/ou equipamentos? Os andaimes possuem dispositivo de fechamento do acesso à plataforma de trabalho recomposto por guarda-corpo ao redor de toda a plataforma? O transporte de ferramentas e materiais para o topo do andaime está sendo feito com auxílio de equipamento de içamento (suporte / roldana)? As escadas de acesso ao andaime, possui degraus montados com tubos cujo diâmetro permita a empunhadura com firmeza? Foi verificado risco de contato do andaime com rede elétrica ou outros equipamentos energizados garantindo distância mínima de 5 metros para montagem, desmontagem e realização de trabalhos? 
Na impossibilidade de desenergização total dos circuitos, a APT elaborada contempla os riscos da proximidade com partes energizadas prevendo medidas de bloqueio e estas medidas foram validadas por um profissional da área de elétrica?  A plataforma do andaime encontra-se limpa, livre de entulho, mantendo somente o material, máquinas e ferramentas necessárias ao trabalho? As instalações elétricas (ex.: iluminação, lixadeira, etc) no andaime foram realizadas por profissional devidamente treinado e habilitado (eletricista)?   Foi aprovado por profissional habilitado a utilização e construção de vigas de içamento (pau de carga ou mão francesa) para peças ou equipamentos? O empregado conhece a proibição da utilização quanto ao uso de escada ou qualquer outro dispositivo sobre a plataforma do andaime a fim de acessar pontos mais altos? Foi disponibilizado ao usuário a placa de identificação de andaime com a indicação “INTERDITADO”?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta e compatilhe!