Pesquisar este blog

segunda-feira, 29 de março de 2021

Riscos nas atividades de trabalhos em taludes

Sempre que aplicável, deverá ser utilizado equipamento de alpinismo para trabalho em taludes íngremes sendo que somente pessoas treinadas e autorizadas poderão trabalhar em tais condições. Antes de iniciar os serviços deverá ser inspecionado todo o equipamento de segurança, inclusive o equipamento de alpinismo, e também deve ser inspecionado o talude com relação a deslizamento de material. O deslocamento de descida em taludes deve ser feito sempre em uma trajetória vertical e retilínea. 
Escada de acesso pode ficar sem corrimão no canteiro de obras?
Casos especiais de trabalho em taludes deverão ter orientação específica dos SESMT locais. Trabalhos com cadeiras suspensas (balancim individual). A Gerência deve Garantir o cumprimento deste procedimento por todos os empregados. Encaminhar todo empregado que desenvolverá trabalhos em altura para realização de exames médicos. Supervisor e Chefia Imediata deve Inspecionar a realização de trabalhos em altura. 
os onibus para transporte de trabalhadores podem estacionar em qualquer lugar no canteiro de obras.
Avaliar a necessidade de equipamentos individuais de interrupção de queda e de sistemas de prevenção de quedas como parte integrante do pré - planejamento do trabalho. Fornecer e manter os equipamentos apropriados para o trabalho. Treinar os empregados na aplicação, uso e inspeção, de forma apropriada, dos equipamentos de interrupção de queda e dos sistemas de prevenção de quedas. Verificar a necessidade de emissão da PTE – Permissão para Trabalhos Especiais. 
Exemplo de riscos nos ambiente de trabalho
Cabendo ao SESMT, Fornecer o apoio técnico para execução de serviços em trabalhos em altura; Realizar exames complementares, específicos para trabalhos em altura; Especificar os equipamentos individuais e de interrupção de quedas; Treinar ou disponibilizar treinamento para os empregados envolvidos. Atividade de trabalho em altura, redobre e a sua atenção.Atividade de trabalho em altura, redobre e a sua atenção.
Por que não devemos improvisar no canteiro de obras!
Aos Empregados Avaliar a necessidade de equipamentos individuais de interrupção de queda e de sistemas de prevenção de quedas; Analisar com a chefia imediata, quaisquer perigos potenciais que podem surgir durante o trabalho. Usar, manter e inspecionar os equipamentos ou sistemas de interrupção de quedas. Gerentes, supervisores e chefias imediatas e empregadas de contratadas envolvidas ou que executem trabalhos em altura devem passar por Treinamento que deverá ter duração mínima de 1 hora ou de acordo com a necessidade da gerência.
Talude da PCH de AÇUCENA - MG