Pesquisar este blog

quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

Trabalhos em altura utilizando escadas móveis


As escadas de mão devem ter seu uso restrito para acessos provisórios e serviços de pequeno porte. O comprimento de uma escada móvel simples deve ser limitado a 7 (sete) metros. 
A inclinação de uma escada móvel deve ser tal que a distancia da sua extremidade inferior ao plano vertical de apoio não seja maior que 1/4 do comprimento da escada. As escadas devem ser fixadas de modo seguro e possuir sapatas anti-derrapantes. Ao se utilizar escada próximo a portas, áreas de circulação, aberturas no piso e vãos desprotegidos, deve-se isolar e sinalizar a área informando sobre o risco de acidentes, se for o caso bloquear temporariamente a porta, e proteger/vedar a abertura no piso e o vão. 


Amarrar a parte superior da escada para evitar deslocamentos laterais. Ao se utilizar escada de mão para acessar um local de trabalho mais elevado, a extremidade superior da escada deve ultrapassar pelo menos 1 metro o piso deste local.
 Ao utilizar escadas de abrir, as mesmas devem estar totalmente abertas e travadas. A escada telescópica não deve ser estendida totalmente, devendo permanecer uma sobreposição de pelo menos 4 degraus, devendo ser travada e amarrada.
Não utilizar escadas metálicas para trabalhos em eletricidade. Ao utilizar escadas portáteis em trabalhos próximos à instalações elétricas, barramentos, manter distância adequada e segura. Sinalizar a área próxima ao local de colocação da escada e, se preciso, isolar a área. Somente usar escadas de comprimento suficiente, sendo proibido adicionar extensões improvisadas.