Pesquisar este blog

domingo, 8 de novembro de 2020

Será que realmente temos o controle de risco de acidentes

Que é o cuidado genuíno, que nada mais é que o diálogo comportamental, uma ferramenta proativa e é o primeiro passo ao acidente zero. Acredita nisso? Cuidado genuíno inicia-se em cuidar bem de você, para depois zelar pelo seu colega. Mas como funciona esse mecanismo proativo? Qual lado você está – protagonista ou espectador? Toda empresa está imbuída que a vida é o bem mais valioso que a produção e, por conseguinte, o desafio de conquistar a meta do zero acidente! 
Este desafio não é fácil, mas com a ação protagonista de cada um, temos a certeza que: nesta reflexão, olhar para o passado é oportuno no sentido de aprendizado e alerta para não cometermos os mesmos erros.
Mas não basta só isso, veja mais: É importante ressaltar que segurança ser olhada só pelo ângulo individual já é coisa do passado. Como ninguém é uma ilha, devemos assimilar a nova cultura – um por todos e todos por um! Uma mudança de mentalidade de cuidar bem de mim, para cuidar também de meu colega. Esse é o diferencial de ser – protagonista! Identificou riscos?
Registre ROS – percebeu um colega numa situação insegura? Diálogo comportamental educativo! Envolveu-se numa situação de quase acidente? Registre visando eliminar o risco a zero! Registre seu respeito pela vida! Como você pode portar-se como um protagonista? Protagonista ou espectador – de qual lado estou? Diálogos comportamentais - quando percebo meu colega em situação de risco numa atividade, qual minha atitude? Alerto-o educadamente ou faço vista grossa? 
Dica: no cuidado genuíno, vise não só o lado negativo do colega quando em riscos, mas, sobretudo, elogie-o quando o colega estiver dentro dos conformes da atitude preventiva, isso é motivador! Contribui para um ambiente mais agradável! 2 – quando me envolvo em quase acidente: penso ah! Ainda bem que não foi comigo, graças a deus! Ou registra para neutralizar o risco?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta e compatilhe!