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domingo, 31 de outubro de 2021

Improvisação no trabalho pode causar acidentes, Ordem Arrumação e Limpeza


Cabe ao Fornecedor de Serviços indicarem em sua organização e de seus quarteirizados as pessoas responsáveis por controlar e descartar os resíduos e monitorar os arranjos estabelecidos para controlar a arrumação e limpeza em sua área de atuação. Quando houver mais de um Fornecedor de Serviços atuando na mesma área, as responsabilidades em manter a arrumação e limpeza serão de todos, indistintamente. Caso algum dos Fornecedores de Serviços não esteja cumprindo a sua parte, isto deve ser imediatamente comunicado à Gerenciadora de Saúde e Segurança para as providências necessárias. Responsabilidades dos Fornecedores de Serviços: Providenciar os arranjos adequados, inclusive com relação aos quarteirizados de modo a manter um elevado padrão de arrumação e limpeza;

Risco nas atividades de içamento de carga

Monitorar diariamente as condições dos locais de trabalho; Tomar as medidas corretivas quando necessário; Se necessário, uma empresa especializada pode ser subcontratada para remover lixo, sucata ou resíduos perigosos, após negociação com a Gerenciadora de Obras; Assegurar que os materiais removidos cheguem ao local de descarte apropriado e que não sejam dispostos em qualquer lugar, causando danos ambientais.Todas as passarelas, saídas de emergência, portas corta-fogo, pontos de alarme, equipamento de combate a incêndio, ambulatórios e quaisquer outras instalações para emergências devem ser mantidas limpas e desobstruídas; Isto se aplica também aos locais de estacionamento de ambulâncias, caminhões de bombeiros e os respectivos acessos às áreas de atuação; Todos os locais de trabalho e meios de escape devem estar isentos de resíduos, lixo, sucata ou similares, que devem ser colocados em recipientes apropriados para coleta e descarte; As áreas de trabalho devem ter locais ou recipientes adequados para coletar resíduos de natureza diferente de forma segregada (madeiras, metais, papéis, etc.);

Risco de contaminação nas áreas de mineração

Banheiros, refeitórios e alojamentos devem ser construídos dentro das normas e legislação vigentes e mantidos limpos e higienizados; Todos os derrames de líquidos, especialmente os oleosos, devem ser imediatamente limpos usando areia seca como absorvente ou outros materiais apropriados; Líquidos tóxicos, corrosivos ou perigosos devem ser limpos de acordo com as instruções dos fabricantes, que constam das respectivas Fichas de Segurança de Produtos Químicos – FISPQ. Todo o material utilizado na coleta deve ser imediatamente removido para lugar seguro e guardado em recipientes fechados até seu descarte final; O mínimo possível de ferramentas e materiais deve ficar no local de trabalho. Peças terminadas, ferramentas, equipamentos e sobras de materiais devem ser imediatamente removidos para seus locais de estocagem de modo a manter local limpo e arrumado; Ao estocar ou dispor materiais, caixas, pallets ou containers, devem ser tomados cuidados para não criar riscos para os outros empregados. Oficinas e almoxarifado devem estar isentos de lixo, sobras e resíduos; Deve ser alocado pelo Fornecedor de Serviços o tempo adequado para manter uma boa arrumação e limpeza das áreas de trabalho.

proteção das partes móveis de máquinas e equipamentos

Uma alternativa recomendada é ter uma equipe especializada, só para esta finalidade; Visando manter a arrumação e limpeza das áreas de trabalho, deverão ser reservados 10 minutos diários para que toda a equipe se empenhe nesta atividade; Qualquer falha na arrumação e limpeza que possa resultar em tropeções, escorregamentos, incêndios ou outros acidentes deve ser imediatamente corrigida; m) Os materiais devem ser empilhados e guardados de maneira a evitar quedas, colapsos, tombamentos, etc.; Cuidados de coleta e/ou remoção devem ser tomados em quaisquer operações que gerem pregos, farpas ou pontas ou quinas vivas, etc. o) Devem ser tomados cuidados para que as áreas de circulação e escadas estejam isentas de mangueiras ou cabos elétricos; p) As áreas de estocagem de sucata, lixo e outros resíduos deverem ser esvaziadas periodicamente das áreas do projeto, e descartadas nos locais e na forma pré-estabelecidos; q) Os resíduos perigosos terão tratamentos especiais, cobertos por procedimento específico. Seu descarte requer empresas certificadas e autorizadas pelos órgãos ambientais e o preenchimento de manifestos segundo a legislação vigente. Ainda assim, é dever do Fornecedor de Serviços acompanhar os trabalhos e certificar-se que o destino final foi aquele designado.

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