Sempre que for realizar a manutenção em máquinas, equipamentos, instalações, painéis elétricos ou outros, identifique e bloqueie todas as fontes de energia (elétrica, hidráulica, mecânica, pneumática, etc). Bloqueio é individual. Não pegue “carona” no bloqueio do colega. Em seguida, teste se o bloqueio está funcionando. Com isso, você estará ajudando a evitar situações de risco. Uma vez bloqueadas, as máquinas e equipamentos não podem ser acionados ou utilizados, a não ser que sejam antes liberados por todas as pessoas que o bloquearam.
Máquinas e equipamentos são essenciais para nosso trabalho, mas também podem ser agentes causadores de acidentes. Por isso, todo cuidado é pouco nas ações de manutenção. Quando for executar um serviço de manutenção, você deve: Identificar e bloquear todas as fontes de energia; Testar se o bloqueio foi feito corretamente; Liberar o equipamento ao final do trabalho. Como as máquinas e equipamentos não podem ser acionados ou utilizados durante a manutenção, já tivemos casos em que empregados violaram o bloqueio de forma imprudente, ansiosos por continuar seu trabalho. Mas essas ações são muito perigosas. Não existe tempo perdido ou prejuízo quando o assunto é segurança. O bloqueio de máquinas e equipamentos é temporário e necessário durante a manutenção e, em nenhuma hipótese, pode ser liberado por empregados não autorizados para isso.
Ao iniciar a manutenção, você deve: Isolar a área; Comunicar o bloqueio aos colegas; Garantir que ninguém esteja exposto ou em contato com o equipamento durante seu trabalho. equipamento somente poderá ser desbloqueado e liberado para funcionamento após a conclusão do serviço. Seguindo essas instruções, você ajuda a preservar a sua vida e a das pessoas que trabalham com você. Realize somente trabalhos para os quais você foi treinado, habilitado e está autorizado pelo seu líder imediato. nas dependências da empresa é necessário portar sempre a habilitação crachá d, etc.
OTarefa realizada de improviso, sem treinamento adequado ou autorização é considerada comportamento altamente negligente e inseguro. A empresa de certa forma investe em cursos de qualificação para seus empregados. Ninguém deve se submeter às atividades para as quais não possui formação ou não está autorizado. Por isso, a empresa treina e capacita recém contratados e mantém cursos de reciclagem e aprimoramento. Cada função exige um treinamento específico e normas de comportamento adequadas para cumprirmos nosso trabalho com o máximo de eficiência e o mínimo de riscos e erros. Isso ocorre em todos os setores, sem exceção.
É proibido que um empregado não habilitado realize a tarefa de outro profissional sem estar treinado, orientado e autorizado para exercer aquela função. Realizar qualquer tarefa de improviso, sem completo e adequado conhecimento dos maquinários, equipamentos, veículos ou sistemas operacionais é uma ação altamente insegura. Além de uma grande irresponsabilidade, pois pode colocar em risco a sua vida e a segurança das pessoas ao seu redor, é acidente na certa. É fundamental que você esteja com a sua habilitação válida, identificando as funções específicas que está capacitado a cumprir. Não improvise. Só faça o que você conhece profundamente. Conte com a orientação do seu líder imediato e na dúvida não faça! A empresa, todos nós e a sua família queremos você vivo e saudável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Curta e compatilhe!