Pesquisar este blog

domingo, 24 de janeiro de 2021

Controle de risco de queda de executantes posicionados em estruturas de postes!

 
 
Sabe o que é tracionamento de cabos para montagem de redes elétricas e quais são os riscos de acidentes de trabalho nesta atividade? Vamos acompanhar juntos essa recomendação de segurança e saúde no trabalho! Os principais riscos no tracionamento de condutores são a quebra de postes, queda e choque elétrico. Portanto, antes da execução da tarefa, deve-se realizar seu planejamento, identificando e analisando demais riscos, eliminando-os ou aplicando seus respectivos controles e/ou providências cabíveis, conforme procedimentos específicos. As atenções com os materiais e as ferramentas de trabalho como as bandolas para lançamento de cabos, dinamômetro para pesagem dos cabos ou dos vão de flechas, lençóis isolantes contra o choque elétrico, moitão para ajudar no tracionamento de cabos, esticador de correia ou talha de corrente. Estas ferramentas devem ser testadas antes do início das atividades para evitar o que chamamos de retrabalho!
Aterramento salva vidas !
Sistema de aterramento de redes aéreas RDA
Loadbuster verificar se o mesmo está funcionando corretamente, placa de advertência para ajudar na sinalização, escada em perfeito estado de conservação, cesta aérea par realização de trabalho em altura, esporas dt, esporas de bico para escalada de postes de madeira ou degraus de fibra, cones de segurança e correntes de plástico para sinalização. Os demais materiais, ferramentas e equipamentos não listados acima e necessários para a execução da tarefa deverão ser relacionados e utilizados de acordo com a análise de risco no local que deverá ser do conhecimento de todos que estão inseridos nas atividades. Ferramentas danificadas ou sem condição de uso devem ser descartadas! Para tracionamento de condutores os trabalhadores poderão ficar posicionados nas estruturas intermediárias do trecho durante o tracionamento de condutores, desde que o ângulo dos condutores não seja superiores a 15° no ponto de permanência. Não esquecer que deverão ser instalados os aterramentos temporários para evitar risco de energização acidental. Para possibilitar a permanência de executantes nas estruturas de encabeçamento, as estruturas deverão ser contrabalanceadas por estais ou pelos próprios condutores adjacentes, ancorados na própria estrutura. 
Tudo sbre sistemas de aterramentos de redes eletricas
Cuide para que os cabos estejam bem sinalizados!
Os estais, caso sejam necessários, deverão ser instalados antes do encabeçamento. Tal situação deverá ser prevista através de cálculos de esforços previamente realizados ou em projeto. A tarefa de tracionamento de condutores com executantes nas estruturas requer supervisão exclusiva, onde a comunicação deverá ser obrigatoriamente eficiente. É obrigatória a utilização de bandolas que possuam dispositivos de bloqueio. Lembrando que o colaborador deverá estar em boas condições físicas e estar portando todos os epis específicos recomendados responde ataque de animais peçonhentos para realização da atividade! É obrigatória a utilização de dinamômetro devidamente aferido. Os esforços aplicados deverão ser os esforços constantes nos projetos ou previamente calculados, levando em consideração a temperatura ambiente. 
 
Por que eletricista residencias não utilizam equipamentos de segarnça?
Aterramento instado para evitar o risco de choque
Neste tipo de atividade o esforço excessivo pode resultar em rompimento dos cabos podendo lesionar o trabalhador. Antes da escalada dos executantes na estrutura, é obrigatória inspeção minuciosa nos postes e estruturas, devendo ser dada atenção especial para postes DT, madeira e cruzetas. Já tivemos caso de quebra do poste por falta de inspeção. Não é permitida a permanência de executantes em postes dt 10-150 DAN nas atividades de tracionamento de condutores. Todo esteja previsto em projeto deverá ser instalado previamente antes do tracionamento dos condutores.
o que são os risco adicionais no SEP
Verificar a ausência de tensão antes de iniciar os trabalhos!
O tracionamento de condutores com executantes no alto da estrutura só poderá ser feito em no máximo cinco (cinco) vãos. Não poderão ser utilizados para o tracionamento: equipamentos, animais de carga, veículos e outros recursos que o seu uso possa fugir do controle do executante. Esta atividade é executada geralmente e campos abertos ou próximas de vegetação onde os colaboradores estão expostos ao risco de ataque de animais peçonhentos como as cobras que ficam no pé do poste! Também temos as abelhas que entram nos furos do poste e se tornam uma ameaça para o trabalhador! É importante que os mesmos estejam utilizando perneiras de segurança! Em caso de presença de abelhas utilização roupa e vespeiro! Neste caso vamos ter a associação de vários riscos numa mesma atividade! As ferramentas devem ser inspecionadas, devemos checar também se a analise de risco foi elaborada de acordo com os riscos a atividade, e se todas as recomendações de segurança estão sendo seguidas rigorosamente! Para que a abordagem seja eficiente é necessária à cooperação de todos os envolvidos nas atividades! Tracionar cabos para instalação de redes elétricas é um trabalho complexo, que requer monitoramento constante da segurança do trabalho!

Onde podem ser identificados os atos inseguros