Pesquisar este blog

terça-feira, 23 de julho de 2024

Quais as recomendações do plano de transito nas áreas de MINERAÇÃO

Procurando maior segurança e conhecimento das normas de trânsito para os motoristas que transitam nas via de circulação de veículos, deve-se orientar a a todos que trafegam a maneira correta de seguir os procedimentos e normas evitando assim, possíveis acidentes. São deveres do motorista: Ao iniciar sua jornada de trabalho, procurando sempre fazer uma inspeção no seu veículo. E se possível corrigir alguma irregularidade detectada visualmente. Trabalhar sempre com os calçados adequados e em perfeitas condições de uso. Usar o cinto de segurança. Estar habilitado e portar a carteira de treinamento de normas de trânsito nas áreas de mineração. Manter uma distância de 7,5m do veículo quando o mesmo estiver abastecendo. Ao descer do veículo na mina devem-se portar todos os EPI’s inerentes ao local. Não ultrapassar a velocidade máxima permitida na Mina que é de 40 km/hora e respeitar as placas de sinalização.  Manter-se a uma distância de aproximadamente 30m ao transitar atrás dos equipamentos pesados e deixar que o operador sempre o veja no seu retrovisor. Sinalizar a sua intenção de manobra e nunca ultrapassar um equipamento pesado sem antes ter a certeza de ter sido visto pelo operador e não se aproximar demasiadamente da lateral deste. 
Não parar ou estacionar à direita dos caminhões ou equipamentos auxiliares, deste lado os operadores não tem uma visibilidade completa.À noite, usar faróis baixos ao cruzar com veículos ou máquinas, e não deixá-los acessos quando estiverem atendendo um equipamento. Sob condições de neblina, chuva, poeira intensa e pista escorregadia, redobrar a atenção e evitar a ultrapassagem. É expressamente proibido estacionar veículos leves nos pátios de caminhões e filas. É proibido entrar ou estacionar em áreas que estejam interditadas com placas ou sinalizações. Nunca estacionar ou parar em locais próximos a bancos, taludes, e britadores. Os veículos de pequeno porte, mesmo durante o dia devem estar com os faróis acessos e equipados com antena sinalizadora com a bandeirola, sinal sonoro de ré. Ao aproximar-se das praças das escavadeiras ou britadores, tenha o máximo de cuidado, pois os caminhões sempre manobram em mão invertida.  Ao estacionar na mina, procure um local plano e visível, sempre fora da área de trânsito dos equipamentos pesados. Não passar em frente ou atrás de máquinas em carregamentos e máquinas auxiliares, a menos que a operação seja interrompida e que o operador autorize sua passagem.
Nunca passar próximo ou sob caçambas de carregamento. Ao estacionar ou parar seu veiculo próximo a equipamentos pesados, mantenha uma distância mínima de 30 metros e verifique se o mesmo está sem operador. Caso contrário aguarde que o mesmo o veja e permita a sua aproximação. Ficar atento aos sinais sonoros de ré dos equipamentos, não confiar em suas manobras e manter uma distância de segurança. Se seu veículo der uma pane na mina, comunicar imediatamente via rádio, para que seja providenciada a manutenção, sinalização ou retirada do mesmo. É proibido transitar a pé na mina. Portanto aguarde no local o responsável pela sua retirada ou do veículo. LEMBRE-SE: Em qualquer circunstância de trânsito na mina a preferência é sempre do equipamento pesado, mesmo em cruzamentos sinalizados, salvo veículos de emergência.Nunca permaneça dentro do veículo onde tiver trânsito intenso dos equipamentos pesados, você estará no ponto cego do operador. É proibido lavar para-brisa do veículo utilizando água do caminhão pipa que estiver molhando a pista. Nunca passe sobre cabos elétricos, voltagem de 4.160 V
Mantenha distancia do caminhão pipa durante as atividades de umectação
Não tente manusear os mesmos por conta própria e sem as luvas de proteção. Procure se informar quanto ao local e horário de detonações através das placas localizadas em pontos estratégicos da mina ou via rádio. Respeite os cercos de área em ocasiões de detonações, e somente prossiga com autorização das pessoas responsáveis. Fique atento quanto à sirene na mina, ela estará lhe alertando sobre desmonte/transporte de explosivos. Procure se identificar via rádio/placas de sinalização que informa o horário de detonação. Observe sempre se o seu reservatório de água está cheio e se os limpadores estão funcionando. Fique atento, pois seu veículo poderá passar por uma inspeção de segurança e caso não esteja atendendo os requisitos exigidos, poderá ser notificado ou até mesmo parado. Caso não esteja fisicamente e psicologicamente bem comunique com o seu responsável imediato explicando-lhe o problema existente. Referencia: A NR 22 – segurança e saúde ocupacional na MINERAÇÃO  indicam que toda mina possua PLANO DE TRÂNSITO e designe regras de preferência de movimentação e distâncias mínimas entre máquinas, equipamentos e veículos compatíveis com a segurança, e velocidades permitidas, de acordo com as condições das pistas de rolamento.
Tunel da PCH de AÇUCENA - MG mais de 500 metros entrando pela rocha